O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil mais utilizada pelas empresas, por meio dele é possível verificar a realidade contábil da mesma em um determinado período.
Através desse post você poderá tirar todas as suas dúvidas em relação ao Balanço Contábil.
O que é o Balanço patrimonial?
É uma demonstração contábil obrigatória para um grande número de empresas, sendo gerado após o registro de todas as movimentações financeiras em um determinado período.
Qual a função do Balanço Patrimonial?
Resumidamente o Balanço Patrimonial tem a função de apresentar claramente a realidade financeira de uma organização, sendo uma ferramenta de avaliação contábil e financeira.
O Balanço patrimonial poderá ser utilizado para a confecção de orçamentos ou projeções, a partir da analise das tendências, sendo possível verificar a reincidências de determinados crescimentos ou decrescimentos nas contas que o compõe.
Qual a obrigatoriedade do Balanço Patrimonial?
O Balanço Patrimonial é um documento obrigatório para qualquer tipo de empresa, exceto o Microempreendedor individual (MEI).
Para as empresas que desejam participar de licitações o documento faz parte da qualificação econômico-financeira e juntamente com as certidões negativam, compõem o quadro de documentações necessárias para a participação em licitações.
O empresário deverá se atentar não somente a manutenção do documento contábil por meio do contador, da mesma forma deverá solicitar que o documento esteja com uma visualização que favoreça a análise por meio dos gestores.
Os gestores devem deixar de lado a visão antiquada que o Balanço Patrimonial é somente um documento formal e obrigatório, adotando assim, uma postura mais sensível às oportunidades que o mesmo propicia para uma Organização, sendo uma ferramenta gerencial que pode ocasionar a identificação de gargalos, crescimento e decrescimento em determinadas contas.
Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:
Nos acompanhe também nas mídias sociais: