Artigo produzido por Alana Paula Santos de Araujo.
O Abono salarial é um benefício no valor de 01 (um) salário mínimo pago a alguns trabalhadores. Esse valor pode ser proporcional, de acordo com os meses que o empregado trabalhou, no ano base considerado para a apuração.
Para ter direito, o trabalhador precisa:
Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos (contando do ano base 2020);
Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);
Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base (2020) considerado para apuração;
Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial referente ao ano base 2020.
Vamos descobrir se você está habilitado para receber este benefício?
1°Passo: Acesse sua CTPS digital, se você não souber como acessar clique aqui:
2° Passo: Após acessar a CTPS, clique no botão para consultar o abono salarial, conforme abaixo.
3° Passo: Após clicar no botão de abono, ele irá te encaminhar para a página de benefícios. Nesta página, vai informar se você está habilitado ou não para receber o abono. Caso esteja, clique em calendário:
4° Passo: Após clicar em calendário, será possível verificar quanto você irá receber, o ano base a que se refere o PIS e a data do seu pagamento.
Calendário de Pagamento do Abono Salarial:
Os saques devem ser efetuados até 29/12/2022.
Dica de Mestre: E se não estiver habilitado, mas tiver direito?
Se você tiver direito ao abono referente ao ano base 2020 e até 08/02/2022, o aplicativo não tiver atualizado sua situação como habilitado, você poderá entrar em contato com o número 158 e relatar a situação.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o time de especialistas da Focosmais. Sugestões? Deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe.
Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:
Nos acompanhe também nas mídias sociais:
Comentarios