Artigo produzido por Alana Paula Santos de Araujo. Instituído pela Lei n° 7.998/90, o abono salarial é um benefício anual do governo onde alguns trabalhadores podem receber o valor de até 01 (um) salário mínimo vigente. Esse valor pode ser proporcional, de acordo com os meses que o empregado trabalhou, no ano base considerado para a apuração. Para ter direito, o trabalhador precisa:
Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos (contando até o ano base 2021);
Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2021);
Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base (2021) considerado para apuração;
Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial
Vamos lá que vou te ensinar a consultar se você tem direito a esse benefício:
1. Acesse sua CTPS Digital , pelo celular ou pelo computador e faça login com sua conta gov.br . Se não souber como acessar , clique aqui.
2. Clique em consultar.
3. Pronto, você consegue verificar se tem direito ao abono que será pago em 2023 e se teve direito aos valores pagos nos anos anteriores. Além disso, consegue verificar a data de pagamento do seu benefício.
O pagamento desse valor é de acordo com o aniversário do trabalhador. Caso tenha conta na Caixa Econômica o depósito é feito nela ou pode ser feita no Caixa Tem . Vale a pena conferir as duas contas. Dica do mestre: Caso você tenha direito ao abono salarial e no aplicativo não conste , a Dataprev revisou e reprocessou as informações da Rais/Esocial. O resultado do reprocessamento poderá ser consultado a partir do dia 05/04/2023. Se ainda assim , não constar , a partir de 05/04/2023 você poderá entrar com um recurso que será liberado após essa data.
Gostou? No nosso blog tem muitos tutoriais e artigos para você! Nos siga para mais conteúdo e não se esqueça de clicar no coraçãozinho e compartilhar.
Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:
Nos acompanhe também nas mídias sociais:
Comments