COMO DECLARAR IMÓVEL FINANCIADO NO IMPOSTO DE RENDA?
top of page
focosmais-header-blog.png

Assine nossa newsletter!

Pronto, você está cadastrado(a) na nossa Newsletter

COMO DECLARAR IMÓVEL FINANCIADO NO IMPOSTO DE RENDA?


COMO DECLARAR IMOVEL FINANCIADO NO IMPOSTO DE RENDA?

Artigo Produzido por Gisele Melo. É muito comum alguns contribuintes terem dúvidas se devem declarar ou não o seu imovel financiado. E a resposta é sim! Por duas razões:


  1. Se o valor do imovel for superior a R$800.000,00, não tem para onde correr, é obrigatório declarar.

  2. Se você se enquadrou em outro requisito obrigatório, terá que declarar TUDO que está em seu nome, inclusive o seu financiamento. 


E é válido dizer que não importa se você já pegou a chave do imovel ou não, vai ter que declarar. Quer saber como? Segue a leitura que eu te conto.

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS:


Para declarar o seu imovel financiado você irá precisar informar:


  1. Endereço do imóvel: Você encontrará essa informação no contrato da construtora, no contrato do banco e no registro do imóvel no cartório.

  2. Área total do imóvel (m²): Você encontrará essa informação no contrato da construtora, no contrato do banco e no registro do imóvel no cartório.

  3. Nome do cartório: Você encontrará essa informação no registro do imóvel.

  4. Matrícula do registro no cartório: Você encontrará essa informação no registro do imóvel.

  5. Data de aquisição do imóvel/financiamento: Você encontrará essa informação no contrato da construtora, no contrato do banco e no registro do imóvel no cartório.

  6. Nome e CNPJ da construtora: Você encontrará essa informação no contrato da construtora.

  7. Nome e CNPJ do banco: Você encontrará essa informação no contrato do banco.


Abertura de empresa grátis

COMO DECLARAR:


No módulo BENS E DIREITO, clique na opção “NOVO”.

  • No campo GRUPO preencha: 01 - BENS IMÓVEIS

  • No campo CÓDIGO procure a opção que se enquadra ao seu imovel

  • No campo LOCALIZAÇÃO preencha o país do seu imóvel

  • No campo DATA DE AQUISIÇÃO informe a data da aquisição do imóvel

  • No campo Discriminação preencha todas a informações possíveis de forma clara, para evitar equívocos de interpretação do leão, veja um exemplo:


“Imóvel adquirido através de financiamento e/ou recursos próprios pela [nome do banco/CNPJ] - [Construtora]:

Proprietários: [Nome 1] (50%) e [Nome 2] (50%).

Valor acordado: R$ [xxxxx] (sendo: R$ [X] financiado e R$ [X] recursos próprios).

Valores pagos em 2024: R$ [xxxxx] (sendo: R$ [X] financiado, R$ [X] recursos próprios e R$ [X] juros de obra)”


Acrescente as informações do FGTS utilizado e os valores das reformas realizadas no imovél, caso tenha.



  • Nos campos de logradouro, CEP, bairros, etc, preencha conforme localização do imovel.

  • No campo Situação em 2024, preencha APENAS A SOMA DO VALOR PAGO ATÉ 31/12/2024.

Exemplo: R$100.000,00 reais de entrada + R$10.000 do FGTS + 4 parcelas do financiamento no valor de R$1.000,00 cada = R$ 114.000 será declarado no campo situação em 2024.


  • Por fim, clique OK.


DÚVIDAS COMUNS:


  • Preciso declarar no módulo divida e onus? NÃO, apenas em bens e direitos.

  • Todos os proprietários precisam declarar o imovel? Se forem cônjuges ou companheiros, deve ser declarado apenas em uma declaração; mas se for em regime de condomínio com outras pessoas, inclusive irmãos, deve ser declarado cara cota-parte.

  • Quais pagamentos somam ao valor o imovel: Entrada, recurso do FGTS, subsídio do governo, juros de obras, impostos pagos pelo comprador e o valor pago de financiamento no ano.


Está vendo como é simples? 

Caso tenha dúvidas, temos um time de especialistas prontos para te dar a consultoria que você precisa. Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:




Nos acompanhe também nas mídias sociais:

icone-instagram
icone-linkedin
icone-facebook
icone-linkedin


categorias:

recentes:

notícias:

dúvidas?

bottom of page