COMO DECLARAR IMÓVEL FINANCIADO NO IMPOSTO DE RENDA?
- Focosmais Contabilidade
- há 10 horas
- 3 min de leitura

Artigo Produzido por Gisele Melo. É muito comum alguns contribuintes terem dúvidas se devem declarar ou não o seu imovel financiado. E a resposta é sim! Por duas razões:
Se o valor do imovel for superior a R$800.000,00, não tem para onde correr, é obrigatório declarar.
Se você se enquadrou em outro requisito obrigatório, terá que declarar TUDO que está em seu nome, inclusive o seu financiamento.
E é válido dizer que não importa se você já pegou a chave do imovel ou não, vai ter que declarar. Quer saber como? Segue a leitura que eu te conto.
DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS:
Para declarar o seu imovel financiado você irá precisar informar:
Endereço do imóvel: Você encontrará essa informação no contrato da construtora, no contrato do banco e no registro do imóvel no cartório.
Área total do imóvel (m²): Você encontrará essa informação no contrato da construtora, no contrato do banco e no registro do imóvel no cartório.
Nome do cartório: Você encontrará essa informação no registro do imóvel.
Matrícula do registro no cartório: Você encontrará essa informação no registro do imóvel.
Data de aquisição do imóvel/financiamento: Você encontrará essa informação no contrato da construtora, no contrato do banco e no registro do imóvel no cartório.
Nome e CNPJ da construtora: Você encontrará essa informação no contrato da construtora.
Nome e CNPJ do banco: Você encontrará essa informação no contrato do banco.
COMO DECLARAR:
No módulo BENS E DIREITO, clique na opção “NOVO”.
No campo GRUPO preencha: 01 - BENS IMÓVEIS
No campo CÓDIGO procure a opção que se enquadra ao seu imovel
No campo LOCALIZAÇÃO preencha o país do seu imóvel
No campo DATA DE AQUISIÇÃO informe a data da aquisição do imóvel
No campo Discriminação preencha todas a informações possíveis de forma clara, para evitar equívocos de interpretação do leão, veja um exemplo:
“Imóvel adquirido através de financiamento e/ou recursos próprios pela [nome do banco/CNPJ] - [Construtora]:
Proprietários: [Nome 1] (50%) e [Nome 2] (50%).
Valor acordado: R$ [xxxxx] (sendo: R$ [X] financiado e R$ [X] recursos próprios).
Valores pagos em 2024: R$ [xxxxx] (sendo: R$ [X] financiado, R$ [X] recursos próprios e R$ [X] juros de obra)”
Acrescente as informações do FGTS utilizado e os valores das reformas realizadas no imovél, caso tenha.
Nos campos de logradouro, CEP, bairros, etc, preencha conforme localização do imovel.
No campo Situação em 2024, preencha APENAS A SOMA DO VALOR PAGO ATÉ 31/12/2024.
Exemplo: R$100.000,00 reais de entrada + R$10.000 do FGTS + 4 parcelas do financiamento no valor de R$1.000,00 cada = R$ 114.000 será declarado no campo situação em 2024.
Por fim, clique OK.
DÚVIDAS COMUNS:
Preciso declarar no módulo divida e onus? NÃO, apenas em bens e direitos.
Todos os proprietários precisam declarar o imovel? Se forem cônjuges ou companheiros, deve ser declarado apenas em uma declaração; mas se for em regime de condomínio com outras pessoas, inclusive irmãos, deve ser declarado cara cota-parte.
Quais pagamentos somam ao valor o imovel: Entrada, recurso do FGTS, subsídio do governo, juros de obras, impostos pagos pelo comprador e o valor pago de financiamento no ano.
Está vendo como é simples?
Caso tenha dúvidas, temos um time de especialistas prontos para te dar a consultoria que você precisa. Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:
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