Artigo produzido por Leila Silva Vilas Boas.
Sua empresa prestou um serviço para um tomador de outro município e ele solicitou que seja emitido um RANFS? Como emitir? Neste artigo, irei te explicar como funciona esse processo.
O RANFS é o Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviços, um documento exigido por alguns municípios para facilitar o controle dos serviços prestados por empresas de fora do município e para gestão das retenções, principalmente do ISS. Esse documento deve ser o espelho da nota fiscal de serviço, então antes de emitir o RANFS, você deve emitir a nota fiscal no seu município.
O acesso ao portal de emissão do RANFS é o site WebISS, mas primeiro, é necessário fazer um cadastro e aguardar a aprovação do município.
Dica do Mestre: o sistema WEBISS atende alguns municípios dos Estados: Bahia (como Salvador), Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina ,Sergipe e Tocantins.
Após aprovação do cadastro, sua empresa está apta a emitir o RANFS. Vamos lá?
Como emitir RANFS
Acesse o portal, selecione o estado e município onde prestou o serviço. Após selecionar irá abrir a página para login (essa página varia de acordo com o município). Informe os dados de acesso;
Passo 1
No lado esquerdo da página, clique em RANFS /Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviços e depois selecione o contribuinte (sua empresa);
Passo 2
Selecione a opção: criar RANFS;
Passo 3
Preencha os dados do tomador de serviços. Não é necessário preencher os dados de intermediário;
Passo 4
Informe o número da nota emitida, data de emissão e mês de competência. Caso não seja serviço de construção civil , não é necessário preencher o campo “Detalhamento Especifico da Construção Civil.”
Passo 5
Nessa tela selecione o local de tributação e o local de prestação do serviço. Informe o tipo de atividade, CNAE e descrição dos serviços, conforme nota fiscal;
Passo 6
Agora, informe o valor dos serviços e se há retenção de ISS;
Passo 7
Se houve destaque da retenção dos impostos federais na nota fiscal, selecione a opção de sua preferência para cálculo das retenções e confira o valor líquido.
Dica do Mestre: Caso escolha a opção “pela alíquota” e “utilizar a alíquota padrão” o sistema calcula as retenções automaticamente.
Passo 8
Esta é a tela de confirmação, confira as informações, salve e aguarde o aceite do tomador de serviços.
Passo 9
Percebeu como é fácil emitir o RANFS? Fique ligado no nosso blog, sempre publicamos tutoriais descomplicados para facilitar sua vida.
E aí, conseguiu emitir RANFS? Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe. Não quer perder tempo com processos como este? Vem para Focosmais!
Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:
Nos acompanhe também nas mídias sociais: