Artigo desenvolvido por Reijane Damasceno de Souza.
Esqueci de pagar a guia do INSS no prazo! Queria efetuar o pagamento da Guia atualizada, mas a contabilidade já encerrou atendimento, o jeito é aguardar...
Não! Você não precisa aguardar, vamos te ensinar a fazer o recálculo dessa guia de forma fácil e rápida, vamos lá?
O que é GPS e para que serve?
A GPS - Guia da Previdência Social - é gerada mensalmente e se refere ao INSS dos seus funcionários e do do sócio, que é descontado em folha e do pró-labore do sócio e precisa ser repassado para os órgãos competentes. O vencimento é no dia 20 do mês subsequente ao fato gerador, quando não é dia útil antecipa-se.
Exemplo:
INSS da competência 11/2020, cujo vencimento seria 20/12/2020, por se tratar de um dia não útil antecipou o vencimento para 18/12/2020. Geralmente, é nessas antecipações que acabamos nos esquecendo de pagar no prazo.
Vamos ao passo a passo!
1. Acesse o Site da Receita Federal de atualização de Guias: SAL – Sistema de Acréscimos Legais da Receita Federal (clique aqui para acessar).
2. Clique na última opção “Empresas e Equiparadas e Órgãos Públicos”, para gerar o recálculo da sua empresa.
3. Insira o CNPJ da sua empresa e o Captcha solicitado e confirme.
4. Logo em seguida, você será redirecionado para a página de confirmação de dados, caso as informações estejam corretas, clique em "Confirmar".
Dica de mestre: E agora? Qual o código de pagamento da minha empresa?
Você pode consultar essa informação na própria guia enviada pela contabilidade ou entender como funciona:
O código de pagamento depende do regime de tributação da sua empresa:
Simples Nacional – 2003 (apenas valor do INSS)
Lucro presumido ou Real – 2100 (Valor do INSS e outras entidades).
5. Insira os dados solicitados: No exemplo, a competência é 11/2020, o regime é Simples Nacional e a data que queremos para recálculo é 11/01/2021.
Ficará dessa forma:
6. Clique em “Adicionar Contribuição” e “Confirme”.
7. Agora basta marcar a caixa destacada na imagem abaixo e após em "gerar GPS":
8. Pronto, guia recalculada em mãos, agora é só pagar!.
O atraso no pagamento acarreta em multa e juros, que a cada dia de atraso serão maiores, assim que perceber que não efetuou o pagamento no prazo, atualize a guia para pagar o mais breve possível.
Caso você não tenha certeza se pagou ou não a guia do INSS daquele mês, acesse nosso blog , lá ensinamos a verificar se o pagamento foi efetuado e a retirar o extrato previdenciário.
Sua empresa pode contar com nosso time para te enviar a guia atualizada, mas se não estivermos disponíveis (fora do horário de expediente) você pode fazer uso das orientações acima e gerar a guia recalculada, evitando assim mais acréscimos. E com o PIX disponível temos a possibilidade de efetuar pagamentos e transferências de forma instantânea a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana.
Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe para que mais pessoas saibam como gerar sua guia!