Artigo produzido por Jéssica Silva
Você sabe ou já ouviu falar no balancete contábil ou balanço de verificação? A partir de agora trataremos tudo o que você precisa saber sobre balancete contábil/verificação.
O que é o balancete contábil?
O balancete contábil pode ser considerado como um importante ferramenta de gestão empresarial, possibilitando que o empresário, acompanhe como está a saúde financeira do seu empreendimento. Apesar de ser mais conhecido como balancete contábil, também pode ser chamado de balancete de verificação.
Qual a importância do balancete contábil?
O balancete contábil não é obrigatório, mas é a partir deste demonstrativo que conseguimos obter o balanço patrimonial e o demonstrativo de resultado (DRE). A partir dele os sócios conseguem ter uma visualização da sua margem de lucro, evolução das receitas e acompanhar se as metas estão sendo alcançadas.
O balancete deve estar o mais próximo possível da realidade da empresa, para que quando precisar adotar procedimentos internos ou até externos na empresa, esteja compatível com a realidade naquele momento do negócio.
Para isso ser possível é necessário que a empresa envie toda a documentação para contabilidade de forma mensal.
Periodicidade do Balancete contábil:
Quanto a periodicidade deste relatório, ele pode ser mensal, quinzenal ou diário, isso vai depender do tamanho da empresa e da sua movimentação. O importante é que seja elaborado.
O que compõe um balancete?
O balancete contábil é composto por contas patrimoniais e de resultado:
Contas Patrimoniais:
Ativo: São todos os bens e direitos da empresa.
Exemplos: Caixa, imposto a recuperar, contas a receber e entre outros.
Passivo: São as obrigações que a empresa tem, como resultado de eventos passados.
Exemplos: Contas a pagar, impostos a recolher, taxas, salários a pagar e entre outros.
Contas de Resultado:
Patrimônio Líquido: Será o resultado do Ativo – Passivo, será basicamente o que os sócios têm na empresa em um determinado momento.
Contas de resultado: São as receitas e despesas da empresa em um determinado período.
Desta forma, é possível perceber a importância que o balancete tem para tomada de decisões empresariais e tributárias da empresa e para sempre estar compatível com a realidade da empresa. Assim, é necessário que os sócios disponibilizem os arquivos solicitados pela contabilidade, para ter dados mais precisos.
Gostou? No nosso blog tem muitos tutoriais e artigos para você! Nos siga para mais conteúdo e não se esqueça de clicar no coraçãozinho e compartilhar.
Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:
Nos acompanhe também nas mídias sociais:
Comments