Você sabia que autônomos podem gerar sua Guia da Previdência Social (GPS) pela internet, do conforto de sua casa, sem a necessidade de ir em um centro de atendimento da Receita Federal? Não? Pois é, a guia pode ser gerada para um mês específico ou para um período, desde que inferior aos últimos 5 anos, e é exatamente o que iremos lhe ensinar a fazer agora.
Gerando sua GPS
Para gerar sua guia será necessário acessar o site da Receita Federal e se dirigir à página "Cálculo de Contribuições Previdenciárias e emissão de GPS, para recolhimentos mensais", para acessá-la, clique aqui, após, siga o passos abaixo.
1. Após acessar a página, clique em "Emissão de GPS para contribuintes individuais e para empresas de Órgãos Públicos", conforme explicitado na imagem abaixo:
2. Em seguida, clique em "Contribuintes Filiados a partir de 29/11/1999".
3. Em "Categoria", selecione "Contribuinte Individual", em seguida preencha o campo com seu NIT, digite o código da figura e clique em "Confirmar".
4. Logo em seguida, você será redirecionado para página de confirmação de dados, caso as informações estejam corretas, clique em "Confirmar".
5. Preencha os campos "Competência" (com o mês de competência) e "Salário de Contribuição" e clique em "Confirmar". O salário de contribuição é o valor sobre o qual o autônomo vai recolher, esse valor pode variar entre o salário mínimo e o teto do INSS (que alteram todo ano).
6. Último passo, agora basta marcar a caixa destacada na imagem abaixo e após em "gerar GPS", pronto!
Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe para que mais pessoas como gerar sua guia!
Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:
Nos acompanhe também nas mídias sociais:
Comments