Artigo produzido por Reijane Damasceno dos Santos.
Não lembro se efetuei o pagamento da guia do GPS esse mês, e se paguei duas vezes? E agora? Como posso verificar essa informação? Vem conosco! Vamos te mostrar como sanar essas dúvidas de forma rápida, tirando aquela pulga de trás da orelha.
Extrato de contribuições de empresas e equiparados
No Extrato de contribuições de empresas e equiparados é possível visualizar as Guias da Previdência Social – GPS e os recolhimentos (pagamentos) efetuados por sua empresa. É uma consulta disponível para pessoa jurídica e pessoa física (matrícula CEI).
E como faço para ter acesso a esse extrato?
Segue o passo a passo:
1. Acesse o da Receita Federal clicando aqui que te direcionará a seguinte página.
2. Insira os dados da sua empresa: Identificador – CNPJ, Competência (MM/AAAA)- informe o período desejado, Senha (verifique com seu contador) e insira o texto do desafio e clique em "Consulta".
Minha empresa é nova e ainda não fiz nenhuma consulta, segui o passo acima e apareceu a mensagem “Senha inválida ou erro no processamento da solicitação”, o que faço?
Clique em cadastrar senha.
Você será direcionado para uma página com questionamentos sobre dados relacionados à folha de pagamento. Algumas informações solicitadas você pode consultar no cartão CNPJ da sua empresa, já outras, mais difíceis, você deve verificar na GFIP da sua empresa
Dica de mestre: Caso tenha dificuldade com as informações solicitadas, conte com nosso time para cadastrar sua senha.
Ao confirmar as questões solicitadas, defina sua senha, retorne para a página de acesso e insira os dados. Pronto, você encontrará os dados de pagamento do GPS da sua empresa.
O extrato vai trazer os últimos 12 meses a partir da competência selecionada.
Colunas apresentadas no extrato:
Competência – período de consulta selecionado e os 11 meses anteriores.
Quantidade de documentos- pagamentos identificados pela Receita.
Valor recolhido – Valor pago naquela competência. “NÃO CONSTA”, não realizou o pagamento (na coluna débito aparecerá “ATIVO”) ou não houve valor informado para recolher naquela competência.
Imputação - GPS sofreu imputação proporcional por recolhimento em atraso sem acréscimos legais devidos ou a menor (com base no art.163 do CTN e Parecer n.1936/2005). A imputação do pagamento ocorre quando o pagamento é menor que a divida confessada. A contabilidade informa o valor do GPS através da SEFIP e a Receita registra aquele débito, caso haja pagamento diferente daquele valor, ocorrerá à imputação.
Débito- Quando “ATIVO” houve o recolhimento em divergência com o valor informado na SEFIP.
Ao clicar na competência terá mais detalhes, como a data do recolhimento e o comprovante de pagamento.
Clique no numero do documento para vê a Guia com suas informações (valor, vencimento).
Consultei o extrato e notei que efetuei duas vezes o pagamento da guia que a contabilidade me enviou, e agora? Não se preocupe, comunique ao seu contador e iremos solicitar a compensação desse valor a maior.
Tirei o extrato de contribuição e percebi que não havia pagado a competência 08/2020 (com vencimento em 18/09), peguei a guia que o contador me enviou e consegui realizar o pagamento mesmo em atraso. Não faça isso, solicite junto a sua contabilidade uma nova guia de GPS recalculada, pois haverá atualização do valor incluído de juros e multa. Se pagar sem a atualização, a Receita reconhecerá a divida que constará na coluna débito.
É muito importante manter a regularidade do pagamento dos impostos, principalmente os que são descontados do seu funcionário e você (empresa) tem que repassar aos órgãos competentes.
Ninguém gosta de pagar valores adicionais! O time Focosmais te envia lembretes no dia em que seu imposto vence, fique ligado para não perder o prazo.
Qualquer dúvida e/ou sugestão, deixe nos campos dos comentários e se este tópico lhe foi útil, clique no coraçãozinho e compartilhe para que mais pessoas saibam como tirar seu extrato previdenciário.
Alguns tópicos que também podem ser de seu interesse:
Nos acompanhe também nas mídias sociais:
Excelente me ajudou muito!
pessoal, tudo bem?
poderiam me ajudar a como resolver uma situação em uma guia que gerou imputação proporcional?